segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Eventos da CNTUR/SEBRAE fazem sucesso no sul da Bahia


O evento esta ligado ao Projeto: FORTALECIMENTO DA GESTÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO TURISMO BRASILEIRO

Por Eliana Maia, Consultora credenciada CNTUR

Com grande sucesso, Ilhéus encerrou a primeira fase dos eventos previstos para a região. A adesão às palestras foi bastante significativa, revelando o compromisso dos empresários com a excelência na entrega de produtos e serviços. Nesta semana inicia-se a série de três seminários. O primeiro deles – Gestão de Pessoas –está previsto para o período de 12 a 14 de setembro, a partir das 19h00, no auditório do Opaba Praia Hotel.

Ao enfocar o Brasil e seu potencial para conquistar um lugar de destaque no ranking das destinações turísticas mundiais, o seminário provoca uma reflexão sobre a postura dos empresários em relação a um dos mais valiosos ativos de suas empresas – as pessoas, pois são elas que agregarão valor à hospitalidade inata do povo brasileiro, a partir de uma postura de compromisso com as empresas em que atuam.

Essas ações contam com o apoio do SEBRAE-Ilhéus, do SINDESUL, do Convention Bureau da Costa do Cacau, do Grupo Cana Brava e da CMAR Construções Alternativas. Não há qualquer custo para os participantes e vale lembrar que estão previstas consultorias gratuitas para as empresas participantes. As inscrições podem ser feitas através do Sebrae-Ilhéus ou da CMAR – Construções Alternativas, através dos seguintes meios:

·         Sebrae: 3634-4068 ou claudiana.figueiredo@ba.sebrae.com.br
·         CMAR: 3633-6424 ou cmar.ilheus@gmail.com

Garanta já sua participação e fique atento para os próximos eventos.


domingo, 9 de setembro de 2012

ENAREL-Ilhéus 2014: ano da Copa e do Lazer na Bahia

da esq. para dir. Prof. Alípio Pines Jr. (Sec. ABRE-Brasil), Prof. Bob (Dir.
 ABRE-BA), Prof. Tiago Aquino (Pres. ABRE-Brasil), Prof. Cleber 
Leão Jr. (Dir. ABRE-PR)

No ano da Copa de 2014, Ilhéus não será apenas subsede do principal esporte nacional, a cidade sediará também um dos principais eventos da área do lazer do país, o 26º ENAREL – Encontro Nacional de Recreação e Lazer. O evento foi captado no 24º ENAREL em São Luís do Maranhão na última semana pela ATIL – Associação de Turismo de Ilhéus e Costa do Cacau Convention Bureau, com o apoio da Superintendência de Esportes da Prefeitura Municipal de Ilhéus, Câmara de Turismo da Costa do Cacau, ABRE-Associação Brasileira de Recreadores e IFBaino de Uruçuca.
O ENAREL surgiu em 1989 em Brasília-DF, a partir da ideia de um grupo de professores e pesquisadores do campo do lazer e recreação, liderados pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Bramante. Esses profissionais participaram de um congresso no exterior, na área, e na volta decidiram criar um espaço para troca de experiências de trabalho e de pesquisas, no Brasil .
Trabalho científico - modalidade pôster apresentado pelo nosso
representante, Prof. Esp. Robert Rodrigues-Bob
Sob o tema: “Lazer: Legados – Identidades – Regionalidades”, a candidatura de Ilhéus apresentada pelo Prof. Esp. Robert Rodrigues-Bob, recebeu apoio de renomados professores e pesquisadores do lazer como: Prof. Dr. Ricardo Ricci Uvinha (USP), Prof. Dr. Giuliano Pimentel (UEM), Profª Dra. Gisele Schwartz (LEL/Unesp Rio Claro), Prof. Ms. Luiz Fernando de Oliveira (Universidade Anhembi Morumbi), Prof. Esp. Tiago Aquino da Costa e Silva (ABRE), Prof. Luiz Wilson Pina (SESC – SP). Nosso representante já atua 20 anos na área da animação cultural e acompanha o evento há 5 anos, além de ser o diretor da ABRE-BA, nessa edição apresentou o trabalho científico “Lazer como Ferramenta para a Inclusão: em busca de uma sustentabilidade social”, fato que demonstra um grande envolvimento e comprometimento com as questões do lazer discutidas no ENAREL. Temos tudo para ter um belo evento ao abordar uma temática intrinsecamente ligada a riqueza da cultura baiana, que historicamente tem contagiado o Brasil e mundo nas entrelinhas da ludicidade nos romances de Jorge Amado, comenta Ricardo Miyazato – presidente da ATIL.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Caminhos Híbridos da Educação Ambiental: o teatro como meio


Fragmentos da Monografia “Teatro e Educação Ambiental: expectativas renovadoras”

 “A natureza e o universo não constituem simplesmente o conjunto de objetos existentes, como pensava a ciência moderna. Constituem sim uma teia de relações, em constante interação. Os seres que interagem deixam de ser apenas objetos. Eles se fazem sujeitos, sempre relacionados e interconectados, formando um complexo sistema de inter-retro-relações.” Cf. BOFF, Leonardo. A águia e a galinha. In: CARVALHO.  Isabel C. de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo, Cortez, 2004, p. 120

Desta forma pode-se ter uma compreensão multifacetada das inter-relações que constituem o biocosmos, impossibilitando assim uma só percepção sobre o modo de pensar e reorganizar o saber.

A especificidade da EA contemporânea é justamente a problematização das dimensões socioambientais. Vejo através do teatro a possibilidade de torná-las objeto de análise crítica, podendo-se levantar diferentes pontos de vista numa mesma situação, buscando múltiplos sentidos para a compreensão dos problemas ambientais, assumindo uma postura interdisciplinar, estabelecendo conexões entre as disciplinas, como por exemplo o uso da língua portuguesa que possibilita o uso de palavras até então não conhecidas pelos participantes, a biologia que trata sobre a vida, a história que resgata o passado de cada indivíduo, situando-o no presente e levando-o a refletir sobre o futuro. Nesse ponto o teatro é o agente aglutinador que permite compreender a complexidade das inter-relações nas questões socioambientais levantadas durante a aula.

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!


Add caption

Se É jovem, não tem experiência.
Se É velho, está superado.
Se Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Se Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.
Se Fala em voz alta, vive gritando.
Se Fala em tom normal, ninguém escuta.
Se Não falta ao colégio, é um 'caxias'.
Se Precisa faltar, é um 'turista'.
Se Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.
Se Não conversa, é um desligado.
Se Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Se Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Se Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Se Não brinca com a turma, é um chato.
Se Chama a atenção, é um grosso.
Se Não chama a atenção, não sabe se impor.
Se A prova é longa, não dá tempo.
Se A prova é curta, tira as chances do aluno.
Se Escreve muito, não explica.
Se Explica muito, o caderno não tem nada.
Se Fala corretamente, ninguém entende.
Se Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.
Se Exige, é rude.
Se Elogia, é debochado.
Se O aluno é reprovado, é perseguição.
Se O aluno é aprovado, deu 'mole'.

É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!
Jô Soares

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Bolsa Literária


São 30 bolsas, em âmbito nacional, no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) cada, para o desenvolvimento de projetos de criação de romances, contos, crônicas, novelas e poemas.
O edital é voltado a pessoas físicas maiores de 18 (dezoito) anos, brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros residentes no país há mais de 3 (três) anos, que tenham no máximo dois livros de sua autoria publicados com ISBN. Os projetos têm 6 meses de prazo para serem desenvolvidos, e entre as 30 bolsas concedidas, serão selecionados até 03 (três) produtos finais para publicação pela Fundação Biblioteca Nacional.