quarta-feira, 27 de julho de 2011

ENAREL 2011 - AVARÉ - SP

Histórico e Tema

Encontro Nacional de Recreação e Lazer - ENAREL - teve início em 1989 em Brasília, com a discussão do tema “Lazer e Recreação: melhoria da qualidade de vida”. Desde então, foram realizados vinte e dois Encontros, com temáticas diversificadas e em várias cidades do Brasil.
O ENAREL pode ser considerado hoje um evento consolidado que reúne profissionais do mercado, empreendedores, gestores públicos, recreadores, professores e alunos dos mais variados cursos como turismo, educação física, pedagogia, artes, psicologia, hotelaria, eventos, entre outros.
Segundo a organização do 22° ENAREL, realizado em Atibaia, cujo tema foi “Lazer e Hospitalidade”, o evento contou com a participação de todas as regiões do Brasil; o que proporcionou um panorama de discussões muito diversificado. A realização do 23° ENAREL pretende dar continuidade a este formato. A organização do evento será realizada por docentes universitários e uma empresa privada organizadora de eventos, apoiados pela Prefeitura de Avaré e Ministério dos Esportes.
A realização do 23° ENAREL dentro de um Eco Resort pretende ser um diferencial, pois além de toda a programação científica, o evento irá otimizar o tempo para a troca de experiências entre profissionais e acadêmicos que passarão quatro dias convivendo no mesmo espaço.
Desta vez, a discussão do ENAREL está focada no tema “Lazer e Sustentabilidade”. Busca-se por meio da temática proposta para este ano, ampliar o debate em torno da idéia de sustentabilidade na medida em que torna-se fundamental à sociedade contemporânea a resolução sustentável em todos os campos da experiência humana. E no lazer não deveria ser diferente.
Aliás, podemos até mesmo afirmar que este evento pode significar um bom motivo para que a comunidade profissional e acadêmica brasileira dedicada aos estudos do lazer possa se debruçar sobre a sustentabilidade do próprio ENAREL. Daí a necessidade de mantermos como um dos objetivos do encontro a formação de uma comissão consultora que seria um embrião de uma possível Associação Nacional de Lazer que, dentre outras atividades, poderia ser a instituição organizadora do Encontro, de forma a preservar sua história e memória.
Como se pode notar, a questão da sustentabilidade hoje deixa de se restringir à esfera da natureza (ou dos recursos naturais) e alcança também temas como saúde, habitação e educação. Contudo, aqueles que procuraram definir ou conceituar o“Desenvolvimento Sustentável”, tal como o próprio Relatório Brundtland, ficaram em abordagens genéricas, superficiais, de difícil entendimento pelas distintas sociedades ao redor do planeta.
Diante da complexidade desta temática, novas discussões apontam a necessidade de se trabalhar com a idéia de princípios ou dimensões para se alcançar a sustentabilidade ao invés de querer conceituá-la. Ignacy Sachs, um dos ideólogos da sustentabilidade, aponta que a sustentabilidade apresenta oito dimensões: ambiental, natural, cultural, social, econômica, territorial, de política nacional e de política internacional. Cabe, portanto, às pessoas avaliarem seus projetos e atividades verificando como essas oito dimensões são tratadas, o que deve ser feito de uma maneira integrada e não excludente. Todas devem estar interligadas na busca da sustentabilidade da atividade.
É com base nesse “estado da arte” sobre sustentabilidade que o 23°ENAREL foi pensado. Embora em alguns encontros anteriores essa temática tenha sido tratada, os debates sobre a sustentabilidade das atividades de lazer são embrionários. Há pouquíssimo material produzido por especialistas nessa temática e esta discussão não é tratada com a devida importância por profissionais da área do lazer. Nesse sentido, um espaço como o ENAREL é extremante propício para incitar essas discussões.
Assim, embora se possa admitir que a idéia geral de “sustentabilidade” pareça estar profundamente desgastada e usada para os mais diferentes fins - nem sempre muito nobres - torna-se necessário resgatar o conceito de que o ser humano, devido ao estágio de conhecimentos científico-tecnológicos de que dispõe, pode encontrar saídas para os impasses ambientais, socioculturais, políticos e econômicos, contribuindo para a construção de uma sociedade sustentável por meio dos mais variados processos de desenvolvimento. Nesse sentido, como profissionais e acadêmicos do campo dosestudos do lazer, qual seria a nossa contribuição na construção deste novo tipo de sociedade? E qual o papel do lazer nesse processo de desenvolvimento social? São questionamentos pertinentes e que merecem ao menos a busca de respostas.
Prontos para embarcar no 23º ENAREL?

- Eu vou galera!!! Vamos ficar no camping!!! Uhuuuuuuuuuu!!!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Morte trágica de menina gera campanha - Lição de Altruísmo

A morte trágica de uma menina de 9 anos em Seattle, nos Estados Unidos, gerou uma campanha por doações que já arrecadou mais de US$ 165 mil para levar água a comunidades carentes na África.

Rachel Beckwith havia pedido no mês passado, para seu nono aniversário, que familiares e amigos fizessem doações para uma organização não governamental em vez de lhe dar presentes. Seu objetivo era arrecadar US$ 300.

Na semana passada, porém, Rachel ficou gravemente ferida em um engavetamento envolvendo 13 carros numa estrada próxima à sua casa. No último fim de semana, sua família decidiu permitir o desligamento dos aparelhos que a mantinham viva artificialmente e doaram seus órgãos.

A notícia da tragédia chamou a atenção para a página que a menina havia criado no site da ONG charity:water para arrecadar doações. Em poucos dias, as contribuições superaram mais de 500 vezes sua meta inicial.

Celebração diferente

Em sua mensagem colocada no site no início de sua campanha, Rachel pedia doações em lugar de presentes em seu aniversário.

"No dia 12 de junho de 2011, vou fazer 9 anos. Descobri que milhões de pessoas não vivem até seu quinto aniversário. E por que? Porque elas não têm acesso à água limpa e segura", diz a mensagem.

"Por isso estou celebrando meu aniversário de maneira diferente. Estou pedindo para todo mundo que eu conheço que doem à minha campanha em vez de me dar presentes no meu aniversário", afirma.

Na segunda-feira, dois dias após a morte da menina, sua mãe, Samantha, postou uma mensagem para agradecer pelas doações à campanha da filha.

"Estou impressionada com o imenso amor para transformar o sonho de minha filha em realidade. Diante da dor inexplicável, vocês forneceram uma esperança inegável", disse ela.

"Obrigado por sua generosidade. Eu sei que Rachel está sorrindo!", escreveu.

Segundo a ONG charity:water, as doações recebidas por meio da página de Rachel Beckwith já haviam ajudado até a manhã desta terça-feira a fornecer fontes de água potável para 8.290 pessoas.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/bbc/2011/07/26/morte-tragica-de-menina-gera-campanha.jhtm   Acessado: 26/07/2010