A origem do Teatro Brasileiro nasce sob a
forte influência do barroco europeu, pelas mãos dos padres jesuítas, José de Anchieta
(1534 – 1597) e Antonio Vieira da Companhia
de Jesus – ordem encarregada de expandir fé pelas colônias. Didaticamente
representadas, as peças tinha a intenção de catequizar dos índios com alta
dramaticidade para tocar o coração e a mente desses nossos ancestrais. Os
primeiros textos, como o “Auto da Festa de São Lourenço”, mesclava-se entre as
línguas espanholas, portuguesa, tupi-guarani, entre si. Durante o século XVIII,
atores portugueses visitam a cidade de Vila Rica em Minas Gerais, tem-se
conservada uma peça local preservada, intitulada ''O parnaso obsequioso'', de Cláudio Manuel da Costa, em homenagem
ao aniversário do governador.
Na segunda
metade do século XVIII, o Teatro do padre Ventura no Rio de Janeiro encena
“óperas” – comédia entremeadas de canções, como “Guerras do Alecrim e
Mangerona”, autoria de Antônio José da Silva, conhecido como o Judeu, nascido
no Brasil e que vivou toda sua vida em Portugal. Importava-se também
espetáculos de Portugal e Espanha por intermédio do Teatro de Manuel Luis.
Todas as representações ocorriam principalmente nas festas, montada por grupos
amadores em praça pública com tom popular e que servia para louvar as
autoridades. Depois do incêndio da sala do padre Ventura em 1769 e o fechamento
do Teatro Manuel Luís, D. João VI, constrói o Real Teatro de São João em 1810,
atual João Caetano, onde se exibiam atores portugueses. Com o romantismo surge
um teatro com identidade nacional própria. Em outra oportunidade abordaremos os
demais períodos de nossa história teatral.
BIBLIOGRAFIA
BERTHOLD,
Margot. História Mundial do Teatro; tradução J. Guinsburg, Clóvis
Garcia, et alii. 1ª Ed. São Paulo,
Perspectiva, 2001.
GASSNER,
John. Mestres do Teatro I; tradução e organização de Alberto Guzik e
J. Guinsburg, 3ª Ed. São Paulo, Perspectiva, 1997.
PAVIS,
Patrice. Dicionário de Teatro; tradução para a língua portuguesa sob a
direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo, Perspectiva, 1999.
TOZZI, Devanil, et alii. Teatro e Dança:repertórios para a
educação – linha do tempo, v.1. São Paulo, FDE, 2010.
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