segunda-feira, 28 de maio de 2012

Teatro e Educação Ambiental: expectativas renovadoras


Fragmentos da MonografiaTeatro e Educação Ambiental: expectativas renovadoras”
“... pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.” (THIOLLENT, 1996, p.14)
Figurinos de Jornal

Segundo Thiollent existem três aspectos de interação na pesquisa-ação: resolução de problemas, tomada de consciência e produção de conhecimento. Entendemos que a resolução das questões ambientais pode se dar a longo prazo, por isso os principais aspectos abordados aqui serão: a tomada de consciência e a produção de conhecimento durante o processo.
Através da pesquisa-ação pudemos realizar uma ação coletiva, orientada em função de questões ambientais através do fazer teatral.
Com uma base empírica, as ações concretas eram realizadas através do imaginário dos participantes com intervenções e ações orientadas em função da resolução de problemas efetivamente de cunho ecológico, presentes no mundo real dessa coletividade através de uma proposta informativa e conscientizadora.
Com a participação dos alunos envolvidos no problema investigado e uma interação com o pesquisador, foi possível solucionar ações ficcionais correspondentes a situações concretas, evidenciando ao menos esclarecer o problema da situação observada, desenvolvendo, assim, a consciência da coletividade.
“A pesquisa-ação é inovadora do ponto de vista científico somente quando é inovadora do ponto de vista sócio-político, isto quer dizer, quando tenta colocar o controle do saber nas mãos dos grupos e das coletividades que expressam uma aprendizagem coletiva tanto na sua tomada de consciência como no seu comprometimento com a ação coletiva” (ZUÑIGA, apud THIOLLENT, 1996, p. 45).

Assim como a transdisciplinaridade, a pesquisa-ação não se limita a uma forma de ação, onde a aprendizagem é associada ao processo de investigação, pois os “atores” sempre têm de gerar informações e tomar decisões, fornecendo uma perspectiva transformadora e emancipatória.
O ponto preponderante entre o teatro-educação e a EA na pesquisa-ação é marcado pelo processo coletivo de investigação dos problemas ambientais que interferem na vida dos participantes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RODRIGUES, Robert Alexandre.Teatro e Educação Ambiental: expectativas renovadoras. São Paulo, 2004. 60 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Artes Cênicas) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação, 7ª Edição. São Paulo. Cortez Editora, 1996.

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