terça-feira, 24 de julho de 2012

Caminhos Híbridos da Educação Ambiental: o teatro como meio


Fragmentos da Monografia “Teatro e Educação Ambiental: expectativas renovadoras”

 “A natureza e o universo não constituem simplesmente o conjunto de objetos existentes, como pensava a ciência moderna. Constituem sim uma teia de relações, em constante interação. Os seres que interagem deixam de ser apenas objetos. Eles se fazem sujeitos, sempre relacionados e interconectados, formando um complexo sistema de inter-retro-relações.” Cf. BOFF, Leonardo. A águia e a galinha. In: CARVALHO.  Isabel C. de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo, Cortez, 2004, p. 120

Desta forma pode-se ter uma compreensão multifacetada das inter-relações que constituem o biocosmos, impossibilitando assim uma só percepção sobre o modo de pensar e reorganizar o saber.

A especificidade da EA contemporânea é justamente a problematização das dimensões socioambientais. Vejo através do teatro a possibilidade de torná-las objeto de análise crítica, podendo-se levantar diferentes pontos de vista numa mesma situação, buscando múltiplos sentidos para a compreensão dos problemas ambientais, assumindo uma postura interdisciplinar, estabelecendo conexões entre as disciplinas, como por exemplo o uso da língua portuguesa que possibilita o uso de palavras até então não conhecidas pelos participantes, a biologia que trata sobre a vida, a história que resgata o passado de cada indivíduo, situando-o no presente e levando-o a refletir sobre o futuro. Nesse ponto o teatro é o agente aglutinador que permite compreender a complexidade das inter-relações nas questões socioambientais levantadas durante a aula.

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!


Add caption

Se É jovem, não tem experiência.
Se É velho, está superado.
Se Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Se Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.
Se Fala em voz alta, vive gritando.
Se Fala em tom normal, ninguém escuta.
Se Não falta ao colégio, é um 'caxias'.
Se Precisa faltar, é um 'turista'.
Se Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.
Se Não conversa, é um desligado.
Se Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Se Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Se Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Se Não brinca com a turma, é um chato.
Se Chama a atenção, é um grosso.
Se Não chama a atenção, não sabe se impor.
Se A prova é longa, não dá tempo.
Se A prova é curta, tira as chances do aluno.
Se Escreve muito, não explica.
Se Explica muito, o caderno não tem nada.
Se Fala corretamente, ninguém entende.
Se Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.
Se Exige, é rude.
Se Elogia, é debochado.
Se O aluno é reprovado, é perseguição.
Se O aluno é aprovado, deu 'mole'.

É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!
Jô Soares

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Bolsa Literária


São 30 bolsas, em âmbito nacional, no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) cada, para o desenvolvimento de projetos de criação de romances, contos, crônicas, novelas e poemas.
O edital é voltado a pessoas físicas maiores de 18 (dezoito) anos, brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros residentes no país há mais de 3 (três) anos, que tenham no máximo dois livros de sua autoria publicados com ISBN. Os projetos têm 6 meses de prazo para serem desenvolvidos, e entre as 30 bolsas concedidas, serão selecionados até 03 (três) produtos finais para publicação pela Fundação Biblioteca Nacional.

domingo, 1 de julho de 2012

Rio +20 situando práticas - I Forvm Ambiente: ecos de Atibaia


Após minha ida ao V Encontro Ibero-Americano (sic) de Educação Ambiental em Joinville-SC, resolvemos sair do pragmátismo e organizar nosso próprio evento de forma a colocar em prática o aprendizado recém adquirido no V IBEROEA, multiplicando as ações em prol do meio ambiente, alé de aproveitar o ensejo para disponibilizar atividades de AEA-Arte-Educação Ambiental. 



Entidades Participantes

"FORVM AMBIENTE" COMEMOROU A SEMANA DO MEIO AMBIENTE DE ATIBAIA OBTENDO RESULTADOS CONCISOS E RELEVANTES
O FORVM AMBIENTE, que festejou a Semana do Meio Ambiente em Atibaia nos meados de junho de 2006, contou com inúmeras atividades e presenças durante os 3 dias de evento e mais 1 dia de visita posterior da E.E. Prof. Carlos José Ribeiro, ao Prédio do Antigo Fórum, local onde ocorreu o evento.
Realizado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA em conjunto com o Departamento de Meio Ambiente de Atibaia - DMA, com apoio do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Atibaia - SEC, e que contou ainda com a colaboração dos integrantes de projetos e associações não governamentais locais com interesse na questão ambiental conseguiu reunir os diversos segmentos sociais sensíveis à questão sócio-ambiental (sic).
O FORVM AMBIENTE teve como principal objetivo o intercâmbio entre as entidades e setores participantes, possibilitando um panorama das ações locais com foco na questão ambiental. Os vários grupos contaram com espaço e tempo para ter visibilidade dos trabalhos e expor suas propostas, o que propiciou uma troca de experiências e criou a oportunidade ao público interessado em conhecer o que a cidade está produzindo na área, assim como, “respirar” conceitos novos, especialmente formatados para a ocasião.