domingo, 1 de julho de 2012

Rio +20 situando práticas - I Forvm Ambiente: ecos de Atibaia


Após minha ida ao V Encontro Ibero-Americano (sic) de Educação Ambiental em Joinville-SC, resolvemos sair do pragmátismo e organizar nosso próprio evento de forma a colocar em prática o aprendizado recém adquirido no V IBEROEA, multiplicando as ações em prol do meio ambiente, alé de aproveitar o ensejo para disponibilizar atividades de AEA-Arte-Educação Ambiental. 



Entidades Participantes

"FORVM AMBIENTE" COMEMOROU A SEMANA DO MEIO AMBIENTE DE ATIBAIA OBTENDO RESULTADOS CONCISOS E RELEVANTES
O FORVM AMBIENTE, que festejou a Semana do Meio Ambiente em Atibaia nos meados de junho de 2006, contou com inúmeras atividades e presenças durante os 3 dias de evento e mais 1 dia de visita posterior da E.E. Prof. Carlos José Ribeiro, ao Prédio do Antigo Fórum, local onde ocorreu o evento.
Realizado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA em conjunto com o Departamento de Meio Ambiente de Atibaia - DMA, com apoio do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Atibaia - SEC, e que contou ainda com a colaboração dos integrantes de projetos e associações não governamentais locais com interesse na questão ambiental conseguiu reunir os diversos segmentos sociais sensíveis à questão sócio-ambiental (sic).
O FORVM AMBIENTE teve como principal objetivo o intercâmbio entre as entidades e setores participantes, possibilitando um panorama das ações locais com foco na questão ambiental. Os vários grupos contaram com espaço e tempo para ter visibilidade dos trabalhos e expor suas propostas, o que propiciou uma troca de experiências e criou a oportunidade ao público interessado em conhecer o que a cidade está produzindo na área, assim como, “respirar” conceitos novos, especialmente formatados para a ocasião.

Atividades
Durante o evento ficou em exposição no local a “Árvore da Esperança”, onde cada participante interagia com a obra de arte completando os galhos de sua copa com “folhas” (papéis com esperança para um meio ambiente sustentável). Pelo que tudo indica o evento não ficou só na esperança, após o cadastramento dos participantes e uma avaliação de todas as atividades que foram realizadas no FORVM AMBIENTE, evento que comemorou a Semana do Meio Ambiente em Atibaia, o COMDEMA, órgão paritário, que congrega todas as esferas da sociedade: Poder Público, Iniciativa Privada e Sociedade Organizada.
Chegou-se a uma conclusão, o evento ficou acima das expectativas, não só pelos números obtidos, mas sim pela qualidade das atividades desenvolvidas, conseguindo agregar os diversos segmentos do município.
O evento teve repercussão dentro e fora do município, chegando até a atrair a atenção de “autoridades” sobre o assunto, esse foi o caso da arte-educadora Profa. Dra. Ângela Pimenta do PROLAM-USP/CESA-USP, que reside em Franca.
Segundo a Profa. Dra. Ângela Pimenta, ela sentiu-se sensibilizada com a seriedade do trabalho do COMDEMA de Atibaia ao receber a divulgação e a programação do evento via rede de arte-educadores ambientais da USP, colocando-se a disposição para ajudar no que fosse necessário, sem cobrar qualquer pró-labore por sua palestra no FORVM AMBIENTE, salientou ainda o quanto é importante o trabalho de rede para a multiplicação de informações, sendo ela um exemplo vivo de que a rede funciona, pois se não fosse à rede ela não estaria aqui, aproveitou também o ensejo para parabenizar o esmero e o esforço do arte-educador ambiental e diretor adjunto do COMDEMA Robert Rodrigues, o Bob, idealizador e coordenador geral do evento, que não mediu esforços para que o evento acontecesse, e que segundo o diretor de meio ambiente de Atibaia, Cacá de Aquino, Bob desempenhou um grande papel como articulador da rede.
Durante o evento a Vigilância Epidemiológica agraciou a estudante Natália M. Pereira da 3ª série do ensino fundamental do Colégio Atibaia, ganhadora do concurso de frases para camisetas da campanha do coletor tronco, destacando-se pela frase: “Já criaram um coletor tronco de esgostos. Crie Você também bons hábitos”.
Participação em Atividades
Este também foi o espaço para revitalizar antigas parcerias, como por exemplo, o Projeto de Educação Ambiental AtiBYia que reúne a By Aventura – roupas esportivas, Recreare Lazer e Aventura – empresa de recreação de Atibaia, que inclui em suas atividades a educação ambiental através do lúdico; Sítio São Marcos – do proprietário Sérgio Gregorini, que realiza o plantio de espécies nativas nas proximidades da Pedra Grande e a E.E. Prof. Carlos José Ribeiro – escola que se preocupa arduamente com as questões ambientais do município, sensibilizando os alunos através do Projeto EncontrArte. Além disso, foi possível reafirmar novas parcerias, como por exemplo, a da coordenadoria de educação ambiental com o grupo de escoteiros do ar de Atibaia que se propuseram a colaborar no plantio de mudas em áreas de difícil acesso aos alunos da rede municipal de ensino; dentre as atividades podemos também destacar o projeto de geração de renda do Projeto Curumim que está produzindo sabão com óleo de fritura recolhido na comunidade, evitando que este resíduo contamine nossas águas, além de gerar renda. 

Além dessas, outras parcerias poderão ser intencionadas através da rede virtual que nasceu durante o FORVM AMBIENTE.
Além do Documento Final em elaboração, o Fórum Ambiente propôs a própria continuidade com sua instalação nos próximos anos, sempre na Semana do Meio Ambiente, propondo ainda, como ação, o incentivo à consolidação das parcerias nele iniciadas através de uma rede virtual.
 A rede já está no ar. Para acessar a Rede Municipal de Educação Ambiental de Atibaia basta acessar:
via site: http://br.groups.yahoo.com/group/remeaa/


Nenhum comentário:

Postar um comentário